Prosas, Contos, Crônicas e afins

Prosa é o estilo natural de falar e escrever, com ausência de musicalidade, rima, ritmo e outras particularidades da estrutura poética. Consiste na conversa cotidiana usada pelas pessoas para se expressarem racionalmente. O texto em prosa é objetivo e pouco ambíguo, apresentando, por norma, uma análise e narração sobre determinado assunto, por exemplo. Existem dois principais tipos de prosa: narrativa e demonstrativa.

A prosa narrativa é a história ficcional, como os contos, as crônicas, as novelas e os romances, por exemplo, conjunto este que forma a chamada "prosa literária".
Já a prosa demonstrativa ou não-literária se refere ao discurso que seja mais didático, como ensaios, cartas, diálogos, tratados, textos técnicos, etc.

Prosa Poética é o texto que apresenta forma de prosa, mas função de poesia, usando para isso algumas características típicas dos textos poéticos, como aliteração, metáfora, sonoridade das frases, etc. Mas, a estruturação do discurso permanece alongada, assemelhando-se a um romance ou conto, por exemplo. A obra mais citada como exemplo desse gênero é “Grande sertão: veredas - de João Guimarães Rosa”, excelente encontro entre prosa e poesia. Não confundir com Poema em prosa, este difere daquele porque se serve ou não dos mesmos “artifícios” da poesia - aliteração, a metáfora, a elipse, a sonoridade das frases, etc – porém, não há quebra de versos.
CPVC-170X250

Prosas por Flávio Leal

DAM-WALDOMIRO-16a

Prosas por Waldomiro W. Peixoto