Poemas e Sonetos

Poesia é a intenção estética pretendida pelo artista, que através da sua arte busca expressar uma ideia ou sentimento. Assim, a poesia é um elemento subjetivo e abstrato que está presente em poemas, pinturas, fotografias, músicas e qualquer outra forma de arte.

Poema é uma estrutura textual pertencente ao gênero lírico da literatura, organizado em versos e estrofes. O número de versos em cada estrofe é livre e pode variar dentro do mesmo poema. Com exceção da organização em versos e estrofes, não existem regras fixas que caracterizem os poemas. Assim, os poemas podem ou não conter rimas, aliterações, metáforas ou quaisquer outras técnicas ou figuras de linguagem, a critério do poeta. Poema é apenas uma das formas de expressar a poesia. Logo, Poesia é o quê – e Poema é como um o artista se expressa.

Soneto é um tipo especifico de poema marcado por estrtuta fixa e quatro estrofes, sendo dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos), e os versos devem conter dez sílabas poéticas.

Prosa poética é o texto que apresenta forma de prosa, mas função de poesia, usando para isso algumas características típicas dos textos poéticos, como aliteração, metáfora, sonoridade das frases, etc. A estruturação do discurso pode ou não permanecer alongada, assemelhando-se, neste caso, a um conto ou romance, por exemplo. A obra mais citada como exemplo desse gênero é “Grande sertão: veredas - de João Guimarães Rosa”, excelente encontro entre prosa e poesia.

Poema em prosa (difere do anterior) é o texto poético composto de algumas linhas até algumas páginas ou mais; servindo-se ou não dos mesmos “artifícios” da poesia - aliteração, a metáfora, a elipse, a sonoridade das frases, etc – porém, não há quebra de versos.