Resumos:
Gênero textual em que se retira de um texto original apenas as informações mais relevantes. É importante ressaltar: não se pode acrescentar nenhum discurso novo ao já existente no primeiro texto. Pode ser informativo, descritivo e analítico. Geralmente o resumo contém entre 300 a 500 palavras.Resenhas:
Texto usado para descrever e analisar outra produção que pode variar de obras literárias ou até tratados científicos.Nesse sentido, a resenha acrescenta informações novas ao texto originalmente resenhado. Por isso, é possível dizer que, em toda resenha, existe um resumo.
Há também as chamadas resenhas temáticas, que reúnem informações de diversos livros e autores que abordam um mesmo assunto.
Tradicionalmente, existem dois tipos de resenha: Resenha descritiva – que descreve e correlaciona informações acerca do tema ou livro resenhado. Não há opinião do autor nesse texto, sendo, portanto, uma composição informativa. Resenha crítica ou opinativa - Correlaciona informações de uma obra ou assunto. Não obstante, na resenha crítica, há espaço para que o autor apresente teses sobre o tema abordado, sendo, então, um texto de natureza informativo-argumentativa.

